A Tabela Calendário é Necessária? Como Crio Uma?

Uma das maneiras mais comuns de segmentação de dados é por data, visualizando e comparando por dia, mês, semana, dia da semana, período do mês etc.

É provável que, em algumas de nossas tabelas de dados, tenhamos uma coluna que contém datas e fiquemos tentados a utilizá-la para filtrar. Mas esta lista pode ser incompleta, não contemplar fins de semana ou feriados; ou mesmo que contenha todos os dias, se queremos utilizá-la para classificar nossos dados só impactará naqueles que estejam inclusos na mesma tabela onde temos o campo de data.
É por este motivo que precisamos criar a Tabela Calendário, que serve como ponte entre as demais tabelas possibilitando fazer todas as análises em relação a datas.

Para criar uma Tabela Calendário que contenha todas as datas de um determinado período vamos a ingressar no Editor de Consultas (ou Power Query) dentro do Power BI, e utilizar a função List.Dates da linguagem M.

Para fazê-lo utilizaremos o arquivo modelo Financeiro (descarregue aqui) e seguiremos este passo a passo:

Rolar para cima
×