Onde uso Power BI? Onde é aplicável?

Em um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico, volátil, incerto e complexo, a análise de dados pode ser fundamental. Mesmo que a competitividade e o surgimento de novos mercados também estejam crescendo conforme a tecnologia avança, é possível utilizar todos os recursos tecnológicos para tomar decisões estratégicas e pautadas em dados reais, que sigam uma lógica moderna para levar resultados positivos para a sua empresa.
O Power BI se destaca pela capacidade de utilizar diferentes fontes para captação de dados, desde simples planilhas eletrônicas até mídias sociais, simplificando a integração e visualização de dados do negócio em painéis completos, com interface intuitiva e amigável.
Em seguida, é possível criar dashboards com as informações que se deseja monitorar e acompanhá-las em tempo real.
Mas… será que eu posso utilizar na minha área/setor?

Com certeza!
Vejamos alguns exemplos…

Recursos Humanos

Neste relatório podemos avaliar desde a composição da equipe geral na nossa empresa até o desempenho de cada funcionário. Observando as quantidades e nível dos salários por área, sexo e cargo, e comparando cada funcionário com a média de salário e desempenho.

Estes são alguns dos indicadores que podemos acompanhar dos recursos humanos, mas também pode se desenvolver outras análises como absenteísmo, recrutamento, capacitação, administração de talentos, mobilidade, entre outros.

Comercial

Agora vemos um caso de análise dos dados do CRM (Customer Relationship Management) onde podemos ver a quantidade de clientes e o volume de vendas por cada etapa do nosso funil de vendas, com a possibilidade de filtrar as informações por vendedor. Permitindo detectar os pontos onde temos muitas perdas de clientes e o desempenho de cada atendente.

Outras variáveis para analisar da área comercial são as vendas e custos com sua evolução, os tempos do ciclo de vendas, conversão de campanhas de marketing e acompanhamento em detalhe de novas oportunidades.

Financeiro

Nesta área temos múltiplas variáveis a serem analisadas como contas a pagar e receber, fluxo de caixa, investimentos, orçamento, análise de custos e receitas, e como no exemplo abaixo uma DRE:
Além das áreas da sua empresa você consegue desenvolver um relatório geral do seu setor, como o seguinte caso de uma agência de viagens:
Desta forma vemos a ampla variedade de dados que podem ser analisados com esta ferramenta, sem importar qual seja sua área ou indústria.
Rolar para cima
×